Na Bíblia temos muitos relatos de momentos importantes, com pessoas importantes, mas, tais relatos não trazem tantas informações sobre essas pessoas: Algo como:
Quem foram de fato tais pessoas? De ondem vieram? Qual o final deles?
Lembra de Melquisedeque? (Gn 14.18), ele foi muito importante na história de Abraão e do povo de Deus de forma geral (Hb 7.1-10).
Lembra do homem que explicou para José onde estava os seus irmãos? Graças a esse triste evento todos foram preservados na grande fome que assolou a terra (Gn 37. 15-16).
Lembra da menina que foi levada cativa para Síria, e se tornou a responsável por apresentar as importantes informações sobre o profeta de Deus que estava em Israel (Elizeu), e assim mudou a história de Naamã? (2 Reis 5.2). Pois é, na história de nossa Igreja temos alguém assim:

Dn Palmira Lalli que era devota e católica, conheceu o evangelho por meio de uma jovem senhora, que até hoje não sabemos, de fato, quem foi.

Essa mulher, que lhe explicou a importância de uma fé bíblica, essa desconhecida, incentivou Dn. Palmira Lalli a frequentar os cultos da Igreja Presbiteriana de Sorocaba e logo Srª Lalli estava ausente totalmente das missas da Paroquia de Sorocaba, onde morava. O Sr Carmine Lalli ainda permanecia frequente no romanismo, mas não demorou muito e logo começou a entender o Evangelho e seguiu os passos de sua esposa. Contudo, ele dependia do espaço cedido pelos católicos, um local alugado de onde tirava o seu sustento como fabricante de móveis, e, como muitos começaram a saber, inclusive o padre; que ele estava frequentando os cultos dos presbiterianos, logo ele foi convidado a se retirar com os seus equipamentos do salão.

O resultado: nossos primeiros irmãos, a família Lalli teve de se ver na necessidade de mudar, e com isso seguiram rumo a São Bernardo do Campo, um lugar que estava em expansão industrial e se tornara uma referência na fabricação e na produção de móveis.

Na vila Gonçalves, um bairro que beira a Rodovia Anchieta ocorreu o fortalecimento e unidade de um grupo de crentes formados pelos Lallis e somou-se também outra família, os recém-convertidos a fé protestante João Bergamaschi e sua esposa Dn Guilhermina. Assim, nasceu um Ponto de Pregação na residência dos Lalli no ano de 1945, e posteriormente abrigado na casa de Calvino Sales, outros irmãos importantes na sustentação do grupo de base que já se tornara por volta de 1960 em uma forte e abençoada Congregação.

Esta semente encontrou terreno fértil e campo arado pelo Espírito. Mais de uma década havia se passado desde aqueles primeiros momentos em que a semente do Evangelho era lançada em meio a sacrifícios e lutas que bem caracterizam os bons começos de toda obra que há de permanecer e ser vitoriosa.

Abril de 1961. Dia 05. O Conselho da Igreja Presbiteriana de Santo André, está reunido em sua sala de reuniões, sob a presidência do seu pastor Rev. Oscar Chaves, que também é Presidente do Presbitério Paulistano. Na agenda da reunião registra-se a seguinte informação:

“A comissão nomeada pelo Presbitério estudou as condições da Congregação de São Bernardo do Campo, e verificando que o trabalho neste local é mantido há mais de 10 anos sem interrupção; que essa Congregação possui templo desonerado de dívidas; conta com elementos capazes para exercerem o presbiterato e diaconato; conta com apreciável número de membros e cuja contribuição é considerada suficiente para a manutenção do trabalho, resolveu organizá-la em Igreja marcando a data para o dia 16 de abril próximo…”

No dia 16 de Abril, no templo da Rua Olavo Gonçalves, nº 8, local em que funcionava a Congregação, reúne-se a Comissão Presbitério Paulistano formada pelos Reverendos Oscar Chaves, (Presidente), Ludgero Moraes, Boanerges Ribeiro, Atael Costa, Marcelino Pires de Carvalho, Jacob Silva e o Pb. Pedro Gonella. Procederam eles cumprindo todos os trâmites constitucionais, a esperada organização da heróica Congregação em 1ª Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo. Foram arrolados naquele dia 59 membros comungantes e 15 não comungantes. Muitos já não estão mais conosco, mas filhos e netos ainda reverberam as alegrias daquele momento!

Somos herdeiros desta obra que permanece. Somos a geração do presente, que pela graça de Deus colhe hoje os frutos abençoados da consagração e fidelidade daquelas vidas. Que de certa forma começou com uma desconhecida.

Mas, mais importante do que essa história é a missão que todo o cristão tem! Numa igreja séria, por meio do Espírito Santo, temos a exposição da Palavra de Deus com temor e com humildade. Isso capacita o crente a viver para Deus. A palavra de Deus nos ensina a fazer a diferença no mundo.

Temos uma missão dada pelo Senhor Jesus: Pregar as boas-novas de Salvação. Por isso, com muita alegria convidamos você para continuar a história dessa Igreja, que uma pequenina parte da Igreja de Cristo! Faça parte do grupo de nosso grupo de cristãos, faça parte de nossa história e nos ajude nessa grande obra de levando o bom remédio de Deus ao mundo:

Pois, a menos que percebamos nossa própria miséria indefesa, nunca saberemos o quanto precisamos do remédio que Cristo traz, nem viremos a ele com o amor ardoroso que lhe devemos. [...] Para conhecer a verdadeira essência de Cristo, deve cada um de nós examinar-se cuidadosamente, e cada um deve saber-se condenado até ser vindicado por Cristo. Ninguém está isento. O profeta inclui a todos. Se Cristo não tivesse trazido ajuda, toda a raça humana pereceria. (João Calvino: Comentário de Isaías 53.6).


Missão

Precisamos nos focalizar em Deus, em nossa adoração, tudo o que somos e fazemos deve se tornar numa expressão cúltica de louvor a Deus, nisso se dá a nossa missão.

Numa igreja séria, por meio do Espírito Santo, temos a exposição da Palavra de Deus com temor e com humildade. Isso capacita o crente a viver para Deus. Capacita os servos de Deus adorarem ao Senhor com suas vidas na bela rotina da vida.
A palavra de Deus nos ensina a fazer a diferença no mundo. Temos uma missão dada pelo Senhor Jesus: Pregar as boas-novas de Salvação.

Visão

Por isso, nós membros da amada Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo nos atemos aos cinco princípios que se apresentam como padrão para os reformados que creem na soberania de Deus: Sola Scriptura – Somos guiados pela Escrituras não pela cultura e a subjetividade humana – Solus Chritus – a segunda pessoa da Trindade, e a Cruz é o centro de nossa pregação – Sola Gratia – o ser humano nasce morto em seus pecados e precisa da ação amorosa de Deus em seu amor eletivo para com o seu povo – Sola Fide - Reafirmamos que a justificação é pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Soli Deo Gloria -

Valores

A Primeira Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo é legítima herdeira dos valores da Reforma Protestante do Século XVI na figura de Lutero e principalmente em João Calvino, externado no momento histórico da produção dos Símbolos de Fé de Westminster (1643).

Galeria de Fotos

Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.

Sobre a nossa igreja

Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:

Conheça nosso Pastor Envie-nos uma mensagem