História da 1ª IPSBC

A Igreja Presbiteriana é célula viva da Universal Igreja de Cristo. A sua forma de Governo e Doutrina está ligada à Igreja Primitiva do Novo Testamento. A Bíblia, seus Hinos, seu Corpo de Doutrinas e seu Sistema de Governo são rica herança que correspondem há quase 2000 anos de experiência cristã.

A História da Igreja Presbiteriana
O Ponto de Pregação que nasceu na residência dos Lalli no ano de 1945, e posteriormente abrigado na casa de Calvino Sales, já se tornara por volta de 1960 uma forte e abençoada Congregação. Mais de uma década havia se passado desde aqueles primeiros momentos em que a semente do Evangelho era lançada em meio a sacrifícios e lutas que bem caracterizam os bons começos de toda obra que há de permanecer e ser vitoriosa.

Esta semente encontra terreno fértil e campo arado pelo espírito, em corações de pessoas como João Bergamaschi e sua esposa Da. Guilhermina que se tornam não apenas tronco de querida família ainda hoje em nosso meio, mas também as primícias da obra presbiteriana da região. Abril de 1961. Dia 05. O Conselho da Igreja Presbiteriana de Santo André, está reunido em sua sala de reuniões, sob a presidência do seu pastor Rev. Oscar Chaves, que também é Presidente do Presbitério Paulistano. Na agenda da reunião registra-se a seguinte informação:

“A comissão nomeada pelo Presbitério estudou as condições da Congregação de São Bernardo do Campo, e verificando que o trabalho neste local é mantido há mais de 10 anos sem interrupção; que esssa Congregação possui templo desonerado de dívidas; conta com elementos capazes para exercerem o presbiterato e diaconato; conta com apreciável número de membros e cuja contribuição é considerada suficiente para a manutenção do bom trabalho, resolveu organizá-la em Igreja marcando a data para o dia 16 de abril próximo…”

Abril de 1961. Dia 16. No templo da Rua Olavo Gonçalves, nº 8, local em que funcionava a Congregação, reúne-se a Comissão Presbitério Paulistano formada pelos Reverendos Oscar Chaves, (Presidente), Ludgero Moraes, Boanerges Ribeiro, Atael Costa, Marcelino Pires de Carvalho, Jacob Silva e o Pb. Pedro Gonella. Procederam eles cumprindo todos os trâmites constitucionais, a esperada organização da heróica Congregação em 1ª Igreja Presbiteriana de São Bernardo do Campo. Foram arrolados naquele dia 59 membros comungantes e 15 não comungantes.

Também foram eleitos e empossados os Presbíteros e Diáconos que formaram o primeiro Conselho e a primeira Junta Diaconal da Igreja. São eles: Conselho: Antônio do Amaral Campos Jr., José Ferreira Sobrinho, Nicola Lalli e Onofre Neais Neto – Junta Diaconal: Azôr Frutuoso de Campos, Ercílio Soares de Almeida, João Bergamaschi e Joaquim Ribeiro de Almeida. Desses pioneiros, temos ainda conosco alguns que continuam no labor cristão e no testemunho de fé entre nós. Os outros, hoje, prestam serviço apenas na Igreja Triunfante, celebrando glória para sempre ao Cordeiro e àquele que está sentado no Trono.


Rua Francisco Ôngaro, 35 - São Bernardo do Campo/SP
Fale conosco: (11) 4335-3777 - ipsbc@ipsbc.org.br